Humanização

......

Humanizar significa tornar humano, dar condição humana (Oxford, 2009); estar coerente com valores humanos. Um dos maiores fundamentos da humanização é a dignidade humana. Aqui, no Conversa Amiga levamos esse pilar muito a sério.

Através do acolhimento queremos fortalecer ou mesmo devolver essa dignidade, dando ao acolhido condições de definir seu caminho apoiado nas orientações e conhecimentos compartilhados com nossos especialistas.

O processo de humanização em nossos acolhimentos passa pela integração e identificação entre acolhido e especialista, estabelecendo vínculos.

De uma forma prática, humanização no Conversa Amiga é: compreender as necessidades existenciais do indivíduo, considerando o contexto vivido pelo mesmo. Conseguir desenvolver uma estratégia adequada às condições socioeconômicas e emocionais; levando em conta não só o desafio vivido, mas também como ele impacta na rotina da vida.

A história de cada um é única e o Conversa Amiga sabe disso. O atendimento humanizado permitirá a autonomia e o protagonismo do acolhido fazendo dele um participante ativo em seu processo de descoberta e conhecimento.

Realizar um acolhimento com solidariedade, atenção, ética, não julgamento, empatia, escuta atenta, respeito às diferenças, inspirando confiança e segurança, nos dá a certeza de que estamos construindo relações mais humanas e fortalecendo valores importantes para todos.

......

ATENÇÃO: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida ou em alguma situação de risco. Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo ou ligue 192 Samu ou 193 Bombeiros.